EN PT Peregrinação Coimbra-Fátima (Caminho do Norte) Junho 2017  

“Seis Aparições, Seis Peregrinações”
Caminho do Norte, Coimbra-Fátima, Junho 2017


Post 1 – Dia 1
Seis Aparições, Seis Peregrinações
Depois da peregrinação Lisboa-Fátima para as inesquecíveis celebrações do centenário da aparição de Maio, inicio hoje a segunda etapa do projeto, desta vez "apenas" como peregrino, com o propósito de percorrer os 98 Km do Caminho do Norte, que ligam a Sé Velha de Coimbra ao Santuário de Fátima, para participar nas celebrações do centenário da aparição de 13 de Junho de 1917.

Para me guiar no Caminho, escolhi alguns Santos e Santas, dedicando as preces do dia, especialmente aos familiares e amigos que partilham o mesmo nome.

O primeiro dia é dedicado a Santa Teresa.

Que amigos e familiares dediquem uma oração por alguém que conheçam com esse nome.

Santa Teresa foi considerada muito inteligente, deixou várias obras escritas, como o Livro da Vida, O Caminho da Perfeição, entre outros.
Foi canonizada em 1970 pelo Papa Paulo VI, que lhe conferiu o titulo de Doutora da Igreja.
Oração
"Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta."

Post 2 – Dia 2
Seis Aparições, Seis Peregrinações
Caminho do Norte, Coimbra-Fátima, Dia 2
Depois dos 17Km de ontem, hoje um pouco mais. 30Km a ligar Conímbriga a Ansião, com passagem pelo LINDÍSSIMO vale de Conimbriga, Rabaçal e Alvorge.
O segundo dia é dedicado a Santa Ana, com as preces do dia especialmente dedicadas a familiares e amigos que partilham o mesmo nome.
Quantas mais orações mais alto chegam!

Santa Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.
O nome Ana vem do hebraico Hanna e significa "graça".
Segundo a tradição Cristã, no dia 8 de Setembro do ano 20 aC, Santa Ana deu à luz uma linda menina a quem deram o nome Miriam, que em Hebraico significa "Senhora de Luz". Na tradução para o Latim ficou Maria.
De Santa Ana, de ascendência Real e que todos diziam estéril, nasceu Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

Post 3 – Dia 3
Seis Aparições, Seis Peregrinações
Caminho do Norte, Coimbra-Fátima, dia 3
Etapa de ligação entre Ansião e Caxarias. 30 Km com muito calor, mas de muita beleza, durante muito tempo acompanhando o leito do Rio Nabâo.
O terceiro dia é dedicado a Santa Emília, com as preces do dia especialmente dedicadas a familiares e amigos com o mesmo nome.
Todos somos poucos, quando queremos bem a alguém.

A vida de Santa Emília é um testemunho maravilhoso da família Cristã.
A família que fundou com o seu marido São Basílio, foi uma das famílias mais influentes no Cristianismo em todos os tempos.
Os seus filhos foram todos missionários evangelizadores, sendo quatro deles Bispos, que iluminaram a vida da igreja com os seus ensinamentos.

Post 4 – Dia 4
Seis Aparições, Seis Peregrinações
Caminho do Norte, Coimbra-Fátima, dia 4
Quarto e último dia de peregrinação, pelos campos!
22 Km a ligar Caxarias ao Santuário.
Será a primeira vez que chego ao Santuário após a canonização dos pastorinhos.
Assim, o quarto dia é dedicado a Santa Jacinta e São Francisco, com as preces do dia especialmente dedicadas a familiares e amigos com o mesmo nome. Que as nossas orações se juntem.

Santa Jacinta e São Francisco
Os "videntes de Fátima" a quem Nossa Senhora apareceu seis vezes em 1917, faz agora 100 anos, foram testemunhas privilegiadas das Aparições, num pequeno local chamado Cova de Iria, perto de Fátima.
Foram com Lúcia os escolhidos para receberem a Mensagem em que a "Senhora mais brilhante que o Sol" pedia orações.
Nascidos ambos em Aljustrel, morrem ainda crianças, pouco tempo depois das Aparições, tal como Nossa Senhora lhes tinha anunciado: "a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu (Lúcia) ficas cá mais algum tempo" - 13 de Junho de 1917.
Vidas breves mas suficientes para que a igreja Católica reconhecesse, pela primeira vez em 2000 anos de história, a "heroicidade das virtudes e a maturidade de fé de crianças não-mártires".
Santos há apenas um mês!

Post 5 – Depois da Chegada
Junho17, Coimbra-Fátima
Segunda, das seis peregrinações do projeto deste ano, desta feita para as celebrações do Centenário da Aparição de junho.
Peregrinação dedicada a Santa Teresa, Santa Ana, Santa Emília, Santa Jacinta e São Francisco, que me guiaram com o cuidado de sempre.
As preces dos dias foram sendo dedicadas a familiares e amigos com o mesmo nome.
Orações repetidas no Altar do Mundo, com muitos outros nomes acrescentados.
Peregrinação realizada, assim, calmamente, com a ajuda de tantos os que foram dando tanta força.
A todos muito obrigado.

Vou rezar muito a Santa Ângela (eheh) e em Julho farei a terceira peregrinação, Nazaré-Fátima pelo exigente mas belo Caminho Poente