EN PT Peregrinação Nazaré-Fatima Dez15  

Peregrinação Nazaré-Fatima  Dez15

Boas Festas e um excelente 2016
Para a peregrinação de final de ano, para dar graças por tudo o que foi concedido em 2015, o caminho escolhido foi o “Caminho da Nazaré”.
Para agradecer a NSRF, à família, aos amigos, colegas e claro aos valentes irmãos peregrinos.

A ideia era também a de fazer o reconhecimento de um caminho descrito como “muito duro” para perceber se pode ser um caminho a incluir nas iniciativas da Ultreya.
No dia 29 de Dezembro na preciosa companhia do António Carvalho iniciamos na Capela da Nossa Senhora da Nazaré o Caminho que concluímos na capelinha das Aparições no dia 30 ao início da tarde.
Trata-se de fato de um percurso com cerca de 50 Km,s (se seguirem sempre o caminho, pois existem muitas variantes) com desníveis muito acentuados, subidas muito muito duras, com um piso de pedra muito irregular. Especial nota para a subida a seguir a Pedreiras e a posterior descida na direção de Livramento/Porto de Mós, muito exigentes fisicamente, muito técnicas, a fazer com muito cuidado. Desaconselhamos a fazer o caminho sozinhos, o risco de um acidente, ainda que se resuma a um torcer de pé, tende a tornar-se numa situação complicada.
Atenção às marcações que existem mas estão “sumidas”, o GPS é um recurso a considerar, este é um caminho marcado pelo Centro Nacional da Cultura (CNC) há cerca de 15 anos, pouco percorrido e também por isso esquecido. A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima (AACF) levou a cabo em 2015 algumas ações de remarcação e recuperação do Caminho, mas que ainda vão exigir muito trabalho, cuidado para não se perderem.
As noticias boas é que é mesmo verdade o caminho é muito muito bonito.
A superação das dificuldades do relevo vão aumentado a satisfação de estar no caminho, de estar a caminhar em direção ao altar do mundo.
Muito obrigado António, AACF, Luis e João, muito obrigado família.
Um excelente 2016 para todos.
ULTREYA!