EN PT Ultreya  

 

Do gosto de caminhar, da alegria de fazer caminho, do desejo de peregrinar em direção a Fátima, Santiago de Compostela ou outro Santuário, nasceu a Ultreya, mais como um local de partilha e arquivo de textos e fotografias.

Com o tempo, a busca por aprender mais sobre os caminhos e sobre caminhar, possibilitou um conjunto de aprendizagens, sempre na perspectiva de estar seguro e confiante no Caminho, sozinho ou em grupo.

Depois de muitas peregrinações pelos Caminhos de Fátima, tantas vezes com o privilégio de guiar grupos excepcionais de peregrinos, reconheço que a alegria da chegada é sempre diferente, renovada, transbordante, mas também maior e multiplicada por aqueles com quem partilho Caminho.

Em 2017, ano do Centenário das Aparições de Fátima, o projeto “Seis Aparições, Seis Peregrinações” surgiu de forma natural, possibilitando aplicar a experiência e conhecimentos adquiridos, mas também contribuindo para divulgar o trabalho de duas Associações que me são muito queridas (Associação Humanidades e Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima).

Poder peregrinar, experienciando o Caminho, na companhia de tantos valentes peregrinos, contribuir ainda que modestamente para ajudar, está a ser incrível.
Estou a amealhar experiências, partilhas, emoções, pedaços de vida misturados com pedras no caminho, que espero um dia conseguir contar e transmitir, o mais fielmente possível, aos meus filhos.

O espaço digital e correspondente visibilidade que o site Ultreya.pt, o Facebook e o Instagram facilitam, tem permitido ajudar alguns peregrinos que desejam fazer Caminho mas que procuram a apoio de alguém com experiência.

TAGs do espaço digital:

Ultreya, ultreia, ultreya.pt, caminhos de Fátima, peregrinação, peregrinar a pé, caminho, Caminho de Santiago, Portugal, trekking, trekkinginportual, hiking, hikinginportugal, Portugal, visitar Portugal, pilgrim, pilgrimage, Pilgrimage to Fatima, aparições, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, milagre de Fátima, Pastorinhos de Fátima, Centenário das Aparições

Ultreya (ou Ultreia) – significado:
do latim ultra (além) e eia (interjeição para mover) expressão que era pronunciada pelos peregrinos que chegavam à Catedral de Santiago, como mostra de júbilo por terem chegado ao fim da sua jornada. Utilizada como saudação serve como encorajamento entre peregrinos no Caminho de Santiago.

Não se trata somente de uma forma de verbalizar a alegria de ter atingido o objetivo, superando todas as dificuldades, mas algo como: “seguir em frente”, “ir mais adiante”, caminhar mais além” com entusiasmo e fé.